A moda da marmita

Dizem que a “Marmita” está na moda, eu não acho que seja uma moda mas sim fruto da necessidade de adaptação e das mudanças de hábitos alimentares e económicos que se vivem neste momento.

Isto de andar com a marmita atrás não é uma coisa só dos tempos de hoje, isto já aconteceu antes e voltou agora. Quem nunca teve um cesto de verga e um termo? O meu era azul, era daqueles que se enche com água quente e tinha dois recipientes, lembro-me bem dele!


Não há muito tempo li nas notícias que aumentou o consumo de produtos frescos no nosso pais, nomeadamente frutas e legumes, dizia também que os portugueses diminuíram a afluência a restaurantes e passaram a tomar a maior parte das suas refeições em casa. Eu vejo isto como um avanço, como algo muito positivo e vantajoso, mas tenho consciência que um dos motivos para esta mudança foram os cortes e as sobretaxas, e não uma repentina vontade de mudar de hábitos alimentares.

Eu considero-me uma pessoa privilegiada, tenho a sorte de poder almoçar em casa todos os dias, mas mesmo assim não deixo a minha marmita em casa, levo sempre os meus lanches comigo, seja para onde for. É importante sabermos o que comemos, e se fizermos as nossas refeições fora de casa não conseguimos controlar isso. Se não levarmos o lanche, vamos sentir a necessidade de ir comprar um bolo ao café mais próximo assim que nos der a fome, se não levarmos o almoço não vamos conseguir controlar a vontade de comer o pão que já está em cima da mesa no restaurante, ou a vontade de comer uma sobremesa que está tão bonitinha ali a olhar para nós. Quando somos nós a preparar as nossas refeições sabemos exactamente aquilo que as compõe, se os legumes são frescos, se são biológicos, que carne é que estamos a comer, como foi temperada, que gorduras é que foram adicionadas, etc.. Se levarmos a marmita além de controlarmos o que comemos, sabemos exactamente o que estamos a comer.

Seja por que motivo foi, esta “moda” é muito positiva e benéfica. Como não podia deixar de ser o mercado já se adaptou a esta moda e apresenta-nos soluções muito aliciantes.


Eu recebi recentemente estas, e estou bastante satisfeita! São de boa qualidade, são de uma marca portuguesa, são apelativas, têm estilo, têm uma série de acessórios desde os talheres às caixinhas para o sal e  pimenta, às malas.. estou encantada! Podem saber mais aqui. A partir de agora já não preciso de ir para casa almoçar, vou passar a levá-lo comigo, e com estilo!




2 comentários:

  1. Concordo totalmente. Marmita é um estilo de vida, mas bem pode ser uma moda pelos benefícios que nos traz. Tenho uma Mon Bento igual e uma box apetit quadrada que troquei agora na campanha de trocas da Smartlunch. Que tal a primeira da foto? É bem estanque?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla,

      São ambas muito boas, são estanques, na primeira transporto a sopa sem problemas :)

      Beijinhos

      Eliminar