Noticias que surpreendem #1

Acabo de ler uma noticia que me surpreendeu pela positiva, e não é algo de que estejamos à espera, não saímos da crise, o Passos Coelho não se demitiu, a Troika não se foi embora e o salário mínimo nacional não foi duplicado.

O titulo é "Mãe obriga filho a assinar contrato para ter um iPhone", até aqui tudo bem, estava à espera que fosse algo como "Comprometes-te a ter sempre o quarto arrumado, a estudar incansavelmente e manter as notas todas lá no alto, não te meteres nas drogas nem no alcool, and so on and so on...", mas não! São 18 regras com as quais concordo em pleno, e que um dia em que um filho me pedir o novo Iphone 27000S estou a pensar implementar!




Tudo começou, está claro, com o pedido do dito iphone pelo filho mais velho (com 17 anos) desta mãe criativa, e antes de aceder a este pedido ela obrigou o filho mais novo (com apenas 13 anos) a assinar o contrato com as seguintes regras:

1. O telefone é meu. Fui eu que o comprei. Que o paguei. E empresto-to. Não sou genial?

2. Saberei sempre a palavra-chave.

3. Se toca, atende. Diz «olá». Sê educado. Atende sempre, sempre a chamada da mãe e do pai.

4. Entregarás sempre o telefone ao pai ou à mãe às 7h30 da manhã em dia de colégio e às 21 horas do fim-de-semana. Estará desligado durante a noite e voltará a ser ligado às 7h30 da manhã. Se não ligavas para o telefone fixo de alguém, porque os pais podem atender, tão pouco envies mensagens. Respeita as outras famílias como gostaríamos que fossemos respeitados.

5. Não levarás o iPhone para o colégio. Conversa e fala com as pessoas e com os teus amigos pessoalmente. Os meios-dias, as excursões e as atividades extra curriculares requerem considerações especiais. (adoro este ponto, hoje em dia os miúdos cada vez mais se excluem e se escondem por detrás das redes sociais e dos gadjets tecnológicos à disposição, e são incapazes de ter uma conversa cara à cara ou de brincar ou jogar com outros)

6. Se o iPhone cair, estragar-se ou avariar-se, tu és o responsável. Por isso assumirás os custos de substituição ou reparação. Para isso, poupa o dinheiro do teu aniversário ou faz alguns trabalhos: corta a relva, faz de ama. Se o iPhone se estragar, terás de estar preparado. (este também gosto e muito, os miúdos estão cada vez mais mimados e esperam que tudo o que têm se seja dado de mão beijada e sem custos acrescidos, e desta forma também não têm consciência do custo real das coisas)

7. Não uses o iPhone para mentir, fazer brincadeira ou enganar outro ser humano. Não te envolvas em conversações que sejam danosas para outra pessoa. Sê um bom amigo. (Porque é que não há mais mães e pais assim?? conheço alguns casos em que este ponto teria efeito diferença..)

8. Não envies mensagens, emails ou digas alguma coisa através do iPhone que não dirias em pessoa.

9. Não envies mensagens, emails ou digas a alguém alguma coisa que não dirias em voz alta e em presença dos seus pais. Autocensura-te. (Óptimo para aprender a não se esconder por detrás de alguma coisa, e ter noção do peso e consequência que as palavras têm.. mas é claro que a dada altura vamos ter coisas para dizer que não podem ser ditas em frente aos pais..)

10. Nada de pornografia. Procura na internet a informação que partilharias abertamente comigo. Se tens dúvida sobre alguma coisa, pergunta a uma pessoa. De preferência ao teu pai ou a mim.

11. Desliga ou tira o som ao telemóvel quando estejas em lugares públicos. Especialmente em restaurantes, cinema ou enquanto falas com alguém. Não és uma pessoa mal-educada, não deixes que o iPhone mude isso.

12. Não envies nem recebas imagens íntimas tuas nem de outras pessoas. Não te rias. Um dia serás tentado a fazê-lo apesar da tua grande inteligência. É arriscado e pode arruinar a tua vida de adolescente, jovem e adulto. É sempre uma má ideia. O ciberespaço é mais poderoso que tu. E é difícil fazer que algo dessa magnitude desapareça, incluindo um má reputação. (Infelizmente há casos reais de adolescentes que caíram neste erro, e que por desconhecimento dos pais ou por desinteresse tiveram consequências bastante graves)

13. Não faças milhões de fotos ou vídeos. Não há necessidade de documentar tudo. Vive as tuas experiências. Ficarão armazenadas na tua memória para toda a eternidade. 

14. Às vezes convém deixar o iPhone em casa. Sente-te seguro dessa decisão. Não é um ser vivo nem nenhuma extensão do teu corpo. Aprende a viver sem ele. Tens que vencer o medo de perder algo que está a acontecer e de estar sempre conectado.
(Já vos aconteceu ver um grupo de jovens ou mesmo de miudos de 13 anos sentados perdo uns dos outros sem pronunciarem uma palavra e vidrados nos telemoveis e tablets? Eu já, e acho completamente desnecessário..)

15. Descarrega música que seja nova, ou clássica, ou diferente da que milhões de jovens como tu ouvem, sempre o mesmo. A tua geração tem um maior acesso do que qualquer outra da história. Aproveita esse dom. Expande os teus horizontes.

16. De vez em quando podes jogar jogos de palavras, puzzles e quebra-cabeças.

17. Mantém os teus olhos abertos. Observa o mundo que te rodeia. Olha pela janela. Ouve os pássaros. Fala com um desconhecido. Pergunta-te se é necessário ir procurar no Google.

18. Vais fazer asneira. Vou tirar-te o telefone. Vamos sentar-nos e falaremos sobre isso. Voltaremos a começar. Tu e eu estamos sempre a aprender. Somos uma equipa. Estamos juntos nisto.



Adorei a ideia desta mãe!
(Fonte aqui)

1 comentário:

  1. APOIO!!! Uma boa parte do que está aqui já o digo, tentarei passar esta informação para o meu filhote! ;)

    ResponderEliminar