Preocupem-se com o vosso prato, eu preocupo-me com o meu!


 


No outro dia, no meio de uma conversa sem grande sentido há alguém que faz o seguinte comentário “Eu não gosto é de gordos, dizem que têm problemas de tiróide mas o problemas deles é não pararem de comer” e não se ficou por aqui, continuou a explicar toda a sua teoria de que os gordos são gordos porque querem, porque não deixam de comer hambúrgueres, batatas fritas e bolos, e que ainda se queixam da sua condição.

Ora a minha opinião nesta matéria é completamente distinta!

Quantas vezes eu já ouvi “Olha está a comer peixinho grelhado, está de dieta!” ou “Não comes sobremesa?? Deves estar de dieta!” ou “Andas a correr, credo, isso faz mal… por isso é que te doem os joelhos não o devias fazer!” ou ainda “Come lá uma fatia deste bolo que eu fiz, é tão saudável.”.

Lá porque uma pessoa não enfarda às refeições, não come sobremesa, pratica desporto e evita hidratos de carbono não quer dizer que esteja em dieta, quer dizer que está a cuidar de si, está a ter cuidado com o seu corpo, e mesmo que esteja em dieta isso não é propriamente depreciativo nem tão pouco motivo para comentários.

Lembro-me da primeira vez que levei a minha caixinha de palitos de cenoura para o lanche da manhã no trabalho, foi um escândalo! Era tudo a dizer que eu era um coelho, que ia ficar cor de laranja a comer cenouras assim (atenção levei uma mini caixinha onde estavam meia dúzia de palitos, e foi no primeiro dia!), que andava com a mania das dietas.. enfim!

Eu não sou obesa (estou dentro dos valores de índice de massa corporal normais para a minha estatura e sexo), mas se fosse e estivesse a tentar mudar a minha vida ao ouvir estes comentários constantemente não sei quanto tempo me iria aguentar, mesmo não sendo e tendo apenas uns quilinhos para perder e alguma massa para reafirmar já me custa ter de os ouvir e continuar como se nada fosse, com mais 30 ou 40 kg em cima e uma auto estima nos tornozelos podemos não ter a força necessária para os ignorar.

Apoio totalmente as pessoas que tomem a decisão de mudar de vida, de adoptarem um estilo de vida mais saudável quer seja pela pratica de exercício físico, quer seja mudando a sua alimentação. Com estas mudanças só irão estar a beneficiar, a saúde melhora, a condição física melhora, a auto estima aumenta, a visão do mundo que nos rodeia também muda.

Mas não critico quem não o faz, quem não quer ou não tem a força necessária (não é fácil mudar os nossos hábitos), ou que gosta de si assim e vive bem como está. O mais importante é sentirmo-nos bem, gostarmos de nós e sermos felizes!


1 comentário:

  1. Não podia concordar mais. É muito importante estarmos bem connosco e era bom que "terceiros" em vez de criticar, procurassem compreender e ajudar quem quer melhorar o estilo de vida. Já basta o esforço que muitas vezes fazemos e ainda temos que remar contra a maré.
    Beijinhos

    ResponderEliminar